quinta-feira, 7 de março de 2013

Leitura: Lésbicas - "Chegou a hora de cuidar da saúde"


 
As lésbicas geralmente se afastam do serviço de saúde por causa da discriminação durante o atendimento, já que os profissionais de saúde ainda não estão preparados para lidar com a sexualidade dessas mulheres. O grupo apresenta dificuldade em assumir a homo ou a bissexualidade para um médico, enfermeiro ou psicólogo. Muitas vezes, o próprio profissional deixa de considerar a diversidade sexual da paciente.
Por isso,  o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, lançou o livreto "Chegou a hora de cuidar da saúde" com informações básicas para esse público.
O livreto pretende despertar a atenção das mulheres para a importância dos exames periódicos. Em geral, as mulheres lésbicas e bissexuais procuram o serviço de saúde em casos extremos quando já apresentam problemas. Segundo a técnica do Ministério da Saúde, o material foi produzido para que essas mulheres saibam a importância de se ir ao ginecologista de forma periódica.
A publicação trata também de temas como sexualidade e saúde reprodutiva, estudos e pesquisas sobre mulheres lésbicas, com enfoque preventivo na área de DST e aids, e informações consistentes sobre o movimento lésbico no Brasil.
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário