terça-feira, 16 de abril de 2013

Dificuldades para se assumir

 
Declarar-se abertamente gay, lésbica, bissexual ou transexual para os pais, a família, amigos e colegas em escolas ou no trabalho pode ser um desafio complexo no Brasil, onde o assunto é tema de debates acalorados. Fernando Teixeira Filho, professor do Departamento de Psicologia Clínica da Unesp, no campus de Assis, avalia a decisão envolve "tensão".
— O armário é um espaço de gerenciamento de estigmas, de um segredo, uma informação que tem um peso social muito forte. É sempre um momento de muita tensão, um ritual de passagem.
Muitas famílias se mantêm unidas através desse segredo, e revelá-lo publicamente pode significar a ruptura de alguns laços, e a criação de novos, diz o psicólogo, indicando que diversos fatores influenciam as reações de aceitação ou rejeição.
Teixeira Filho diz que entre os que mais sofrem atualmente estão os transexuais, "que em geral sempre enfrentam uma reação péssima", e os bissexuais, que vivem em "um armário dentro de um armário" e sofrem preconceito de todos os lados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário